Cubatão – Força da Vida é lançado no Bloco Cultural do Paço Municipal

Cubatão Força da Vida

Lançamento do livro Cubatão, Força da Vida

Livro é um passeio fotográfico pela história, cultura e natureza

Cubatão Força da Vida

Lançamento do livro Cubatão Força da Vida

“Cubatão é a força da vida, é a força de seu povo”, comentou em seu discurso o vice-prefeito Arlindo Fagundes, na noite de autógrafos do livro Cubatão – Força da Vida, ocorrida nesta segunda-feira (18/5) no Bloco Cultural do Paço Municipal. A obra de Miguel Von Behr, Ícaro Cunha e Fernando Britto, editada pela Somos Editora com patrocínio do Sistema Usiminas, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), foi apresentada a numeroso público convidado, incluindo inúmeros secretários municipais, empresários e outras autoridades.

“Nós devemos agradecer aos autores por esta obra, que além da beleza do conteúdo traz a história da Cidade. Quando falam de Cubatão, a gente fica orgulhosa e feliz”, disse ainda o vice-prefeito, que no ato representou a titular do Legislativo Municipal, ausente em função de outro compromisso.

Cubatão Força da Vida

Lançamento do livro Cubatão Força da Vida

Para Miguel Von Behr, “o momento mais importante para um fotógrafo é este: trazer o resultado de seu trabalho para a comunidade, e ter boa aceitação. Este livro nasceu em 2006, numa reunião de ex-alunos da faculdade em Santos”. Essa parceria, que tem gerado outros livros em vários lugares do Brasil (Bertioga é tema do próximo), já tinha sido citada pouco antes por outro autor, Ícaro Cunha, ao lembrar que “este livro resulta de um reencontro de parceiros, e tem um caráter de manifestação para chamar a atenção para a Agenda 21 de Cubatão, talvez a mais avançada do setor no Brasil, neste lugar símbolo da recuperação ambiental que é Cubatão. Queremos chamar a atenção da sociedade brasileira para que colabore com os esforços da Prefeitura no sentido de criar uma nova realidade para este lugar”. Fernanda Britto, por sua vez, lembrou que a obra é “um mergulho na cidade, vale a pena mergulhar em tantas belezas naturais”.

Falando em nome do Sistema Usiminas, o assessor de Relações Institucionais Luiz Carlos Bezerra disse que “é sempre agradável para a gente participar do lançamento de um produto cultural que sempre será uma forma de comunicação, que gera conhecimento e influi no comportamento. Cubatão é palco de uma das maiores transformações do País e talvez do planeta. A Usiminas já investiu R$ 34 milhões em projetos culturais de vários tipos, ficando entre as dez que mais investem em cultura no Brasil. Desses investimentos já resultaram cerca de 4 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, e estima-se que mais de 6 milhões de pessoas tenham sido beneficiadas, em 50 cidades, afora os projetos esportivos. E a política de intensificação do apoio cultural, apesar da crise, ganha novas dimensões neste ano”.

Cubatão Força da Vida

Lançamento do livro Cubatão Força da Vida

Diretor da Fiesp/Ciesp/Cide em Cubatão, Marco Paulo Penna Cabral falou de seu “orgulho de ter este livro em mãos. Para as pessoas que ainda não conhecem Cubatão, cada página é uma oportunidade de mergulhar na história da cidade e se encantar com as fotos que ele traz. O livro enfoca o potencial de Cubatão para se tornar estância turística. Esta é uma meta da Agenda 21 e registro aqui o apoio da área industrial ao trabalho que vem sendo conduzido pela prefeita Marcia Rosa, nesse sentido”.

Segundo o historiador Welington Ribeiro Borges, o livro é uma obra “conveniente e atualíssima” e “chega num momento em que Cubatão inicia um novo ciclo de desenvolvimento e administração pública. A cidade viveu dias difíceis que marcaram indelevelmente toda uma geração de cubatenses. Hoje, a história é outra! A população se dá conta da pujança do Município no cenário nacional. Reconhece a grandeza de seu meio-ambiente e a riqueza de suas belezas naturais”.

O ato foi aberto com apresentações musicais e de coral do Projeto Cubatão Sinfonia, e contou com a presença dos secretários Fábio Inácio (Educação), Marilda Canelas (Cultura), Adalberto Ferreira da Silva (Planejamento), Wagner Moura (Obras, Habitação e Serviços Públicos), Benito Santiago Martinez Gonzalez (Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento), Erenita Maria Barbosa (Assistência Social), Daniel Ravanelli Losada (Meio-Ambiente), Vandejacson Bezerra de Andrade (Saúde); dos vereadores Geraldo Guedes e Maria Aparecida Pieruzi; de Maria Helena de Almeida Lambert e Ermelinda Moura, pela UniSantos; do secretário vicentino do Meio-Ambiente, Koken Iha; de Paulo Gonzalez, representando a Secretaria de Turismo de Santos; Luiz Carlos Rashid, representando a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem); Raul Elias Pinto (1º vice-diretor do Ciesp); Frederico dos Santos Messias (juiz de Direito da 1ª Vara Judicial de Cubatão); e outras autoridades regionais.

Com 158 páginas, a obra bílingue (inglês-português) tem prefácio de Rômulo José Fernandes Barreto Melo, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/MMA, destacando a importância de Cubatão para a manutenção da Mata Atlântica, oferecendo “um entendimento claro a respeito do avanço nos processos de gestão ambiental no polo industrial, confirmando que a tecnologia e a administração competente, aliados à inserção participativa da população nos processos decisórios, conduzem à valorização do ambiente local”.

O livro está estruturado em quatro partes: Elementos da História (desde o tempo dos sambaquis e da colonização brasileira), Riquezas da Arte e da Cultura, A Força da Natureza (os parques naturais cubatenses) e Cubatão e a História Ambiental do Brasil, terminando com o comentário: “Elegendo como caminho a Agenda 21, Cubatão fez mais do que estabelecer pontes entre os diferentes segmentos da sua população. Está aberta uma porta para o diálogo com as demais cidades costeiras e com todos os brasileiros interessados no destino de pessoas, da técnica, da natureza e da cultura, em toda essa região tão importante de nosso país”.

Fonte: Informa Cubatão online

Esta entrada foi publicada em Clipping, Lançamentos e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Cubatão – Força da Vida é lançado no Bloco Cultural do Paço Municipal

  1. marcos disse:

    boa noite
    estou fazendo um trabalho de TCC, e o tema é meio ambiente em cubataõ.Gostaria de saber se existe a condiçaõ de adquirir o livro

    atenciosamente
    marcos almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>