Berço das Águas do Novo Milênio, Chapada dos Veadeiros

capa_chapada_dos_veadeiros

Berço das Águas do Novo Milênio, Chapada dos Veadeiros

As inscrições rupestres e os petrogrifos há cerca de nove mil anos foram os primeiros vestígios da ocupação humana e os índios que habitaram a Chapada dos Veadeiros foram os Akroás, Ava-Canoeiros e Xancriabá. Bandeirantes descobriram minas de ouro em 1735 em Cavalvante e em 1750 um grupo de fazendeiros criou um povoado chamado Veadeiros (atualmente Alto Paraíso de Goiás) devido a grande quantidade de veados-campeiros.

A obra apresenta os diversos ciclos econômicos da região: ouro, trigo, cristal, pecuária e turismo. Principais fatos históricos: a passagem da Coluna Prestes em 1926; a viagem do coronel aviador Lysias Rodrigues pelo interior do Brasil, passando pela Chapada dos Veadeiros, deixando impressões sobre Veadeiros em 1933; a indicação da Chapada dos Veadeiros para integrar a área do Distrito Federal durante o governo do Presidente Gaspar Dutra em 1948; a chegada do turismo e dos grupos espiritualistas no começo da década de 1990.

A diversidade cultural da Chapada: os licores, doces, geléias, sabão artesanal de frutos do cerrado e florais do cerrado; as ervas medicinais.

Quanto a natureza, a obra enfatiza a importância do Cerrado como “caixa d‘água” do Brasil e pelo fato de fazer limite com as florestas Atlântica, Amazônica e com a Caatinga e pela presença de centenas de nascentes de rios que drenam para as principais bacias hidrográficas do Brasil.

Os atrativos turísticos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e do seu entorno como o Vale da Lua. No final do livro há um pequeno glossário dos termos espiritualistas, terapias holísticas e afins.

3 respostas a Berço das Águas do Novo Milênio, Chapada dos Veadeiros

  1. Sirilo Rodrigues disse:

    Espero que consiga uma segunda edição do livro. Se eu fosse autoridade política de uma das cidades que compõe o parque, poderia ter certeza que teria meu total apoio, financeiro e logísitico para lançar sua segunda edição, pois o material é muito bom e interessante para que o povo dessa região não esqueça sua história e sua gente.
    Atualmente estou lotado em Formosa, não mais em Alto Paraíso, mas gostei tanto dessa região que quero aqui enfatizar o meu interesse em adquirir o livro.
    Aguardo contato.

  2. miguelvonbehr disse:

    Oi Sirilo

    Infelizmente o livro está esgotado, estou tentando uma segunda edição, mas vou ver se consigo um ainda. Não garanto, mas vou tentar.
    Obrigado pelos elogios.
    Abraço
    Miguel

  3. Bom dia!

    Sou policial militar e recentemente foi lotado na 14ª Companhia Independente de Polícia Militar que fica em Alto Paraíso-GO e gosto muito de conhecer a história das cidades por onde passei. Nessa cidade procurei o livro sobre a história local e nao encontrei, porém na biblioteca municipal encontrei a referência, seu livro que achei muito interessante intitulado ” Berço das àguas do Novo Milênio” Chapada dos Veadeiros-Goiás. Fiz aquela leitura visual e gostei muito do livro pela diversidade de informações que contém, da história não somente da cidade de Alto Paraíso mas de todas as cidades que fazem parte do Parque.
    Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho que considero capcioso, de muito talento e de muita perspicácia e também interessei em adquiri-lo um exemplar para fazer parte de minha pequena biblioteca sobre história regional.
    Aguardo contato
    Sirilo Rodrigues ( Policial Militar lotado em Alto Paraíso-GO)
    fone: 61 9813-8109

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>