Depoimentos

Depoimentos sobre o autor e suas obras:

Berço das Águas do Novo Milênio Chapada dos Veadeiros Goiás

“Ao folhear o belíssimo livro de Miguel von Behr, ao refletir sobre seu conteúdo, posso afirmar que a tarefa que ele se propôs a realizar foi cumprida em sua plenitude”.

José Sarney Filho – Ex-Ministro do Meio Ambiente

“Ao apoiar a publicação deste livro, o IBAMA e a Editora Universidade de Brasília acreditam que estão contribuindo para uma maior internalização da sociedade sobre a necessidade de se preservar e desenvolver de forma sustentável a rica diversidade biológica e cultural deste Berço das Águas do Novo Milênio para as atuais e futuras gerações”.

Hamilton Nobre Casara – ex-Presidente do IBAMA, Lauro Morhy – ex-Reitor da Universidade de Brasília

“As belíssimas fotos de von Behr mostram-nos a exuberante natureza dessa região privilegiada do nosso País, onde água, flor e paisagem formam um esotérico trinômio, e onde podemos experimentar um pouco da paz e equilíbrio interior que tanto desejamos”.

Fernando Perroni – ex-Presidente da INFRAERO

“Com muito orgulho, o Governo do Estado de Goiás apresenta aos caros leitores, esta rica obra intitulada Berço das Águas do Novo Milênio. De enorme valor histórico, cultural e natural para a Chapada dos Veadeiros e para o nosso Estado, coração do Brasil”.

Marconi Perillo – Governador de Goiás

“Com certeza o livro de Miguel von Behr sobre a Chapada dos Veadeiros vai estar ajudando muito no crescimento cultural das pessoas desta região”.

Aristéia Avelino Nascimento – Professora e líder comunitária do Povoado de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás.

“O livro de Miguel von Behr é o mais completo que já se escreveu sobre a Chapada dos Veadeiros e deve ser lido por todas aquelas pessoas preocupadas com o futuro da região”.

Luís Lima, o “Lula” – morador há 25 anos em Alto Paraíso de Goiás e guia turístico.

Guarakessaba: Passado-Presente-Futuro

“Finalmente chegou a hora de escrever a história das unidades de conservação. Ninguém melhor para fazê-lo que Miguel von Behr, que viveu intensa e corajosamente os dias difíceis e pioneiros da implantação que é hoje o mosaico ambiental de Guaraqueçaba”.

Paulo Nogueira-Neto – ex-Secretário Nacional de Meio Ambiente

“Guaraqueçaba é especial. Ela e seus habitantes merecem toda a nossa energia e atenção para que o desenvolvimento ali se processe de forma harmônica. A divulgação de sua  realidade é fundamental para conseguirmos esse intento”.

José Álvaro Carneiro – Superintendente do IBAMA/PR

“O livro de Miguel von Behr não é apenas um rigoroso e apaixonado estudo sobre o meio ambiente do Lagamar, mas um trabalho de ecologia humana que destaca as relações do homem com a natureza, tendo como pano de fundo a rica história de Guaraqueçaba”.

Fábio Feldman –  Representante  do Governo Brasileiro na  Conferência Rio + 10

“O livro de Miguel von Behr contribui para que a comunidade ambientalista e os Guaraqueçabanos conheçam melhor a relação do homem com o ambiente, no passado e no presente. Suas idéias são importantes para antevermos como pode ser essa relação no futuro. Além disso, o livro possibilita que conheçamos melhor o processo que culminou com a proteção de Guaraqueçaba até hoje”.

José Pedro de Oliveira Costa – Ex-Secretário Nacional de Florestas e Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

“Com a publicação desta obra, possível graças ao apoio da Albarus, a Empresa das Artes, mais uma vez contribui para a difusão da importância da preservação do nosso patrimônio ambiental e apresenta ao leitor, através de belas fotografias e um texto pitoresco, uma das mais ricas e exuberantes regiões do país”.

Fábio Ávila – Empresa das Artes

No gênero, a obra de von Behr é pioneira e já tem lugar certo entre as estantes seletas da vasta literatura ambiental brasileira”.

Paulo Bertran – historiador

“O estudo de Miguel von Behr leva em consideração o cenário e sua gente”.

Adélia Maria Lopes – Jornalista de Curitiba

Serra da Bodoquena Natureza História Cultura

“A obra de Miguel von Behr, como documento, muito contribui para conscientizarmos os céticos e nos encorajar, ainda mais a buscar soluções concretas para alavancar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com respeito a mãe-natureza”.

Zeca do PT – ex-Governador de Mato Grosso do Sul

“É com muita satisfação que a Camargo Corrêa Cimentos patrocina a obra “Serra da Bodoquena – história-cultura-natureza”. O livro, indubitavelmente, ajudará a esclarecer e conscientizar todos os leitores da importância da Serra da Bodoquena”

Wilson Carnevalli Filho – Diretor Superintendente da Camargo Corrêa S . A

“Dos primórdios até a criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Miguel von Behr traça um gracioso retrato abençoado por Deus. Leitura obrigatória para os amantes da natureza e da história”.

Natalina da Rocha Vieira – Gerente Executiva do IBAMA/MS

“Em sua trajetória profissional no IBAMA, Miguel sempre conciliou natureza e gente, seguindo a linha do ’filósofo da Geografia’, Milton Santos, para o qual o espaço geográfico não pode ser visto como algo diferente da sociedade: é a sociedade. Esta visão integrada encontra-se expressa no seu livro sobre a Serra da Bodoquena, onde a natureza é o destaque, mas o ser humano se faz presente com suas histórias, costumes, mitos e esperanças”.

Paulo César Boggiani – Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade de São Paulo

“Preservar a Serra da Bodoquena é acreditar ser possível guardar um pedaço da alma do Brasil e o livro de Miguel von Behr pode ser a Bíblia desta crença”.

Alcides Farias – Secretário Executivo da Coalização Rios Vivos, Campo Grande-MS

Jalapão Sertão das Águas

“Reconhecendo a importância da iniciativa deste volume da Série Ecossistemas Brasileiros, selo editorial apoiado pelo Ibama, do fotógrafo e escritor, servidor do Ibama, arquiteto Miguel von Behr, e a necessidade de levar ao conhecimento da sociedade o valor histórico, cultural e natural do Jalapão, é com muita satisfação que o Ibama participa deste esforço para valorização da biodiversidade do cerrado brasileiro”

Marcus Luiz Barroso Barros -  ex-presidente do Ibama

“Os livros escritos por Miguel von Behr são da maior importância. As pessoas, na federação Brasileira, ou em outros países, defendem os recursos naturais que tem ocasião de conhecer e apreciar. Este livro sobre o Jalapão, mostra o que é essa vasta área natural, a majestade de suas paisagens grandiosas, o esplendor de uma das maiores savanas tropicais protegidas do Planeta”.  É com imensa satisfação que vejo a publicação deste livro de Miguel von Behr.”

Paulo Nogueira Neto – ex-Secretário Nacional de Meio Ambiente

“Miguel von Behr é um mineiro com nome alemão, que ao chegar aos sertões, à floresta, à mata ou à praia, demonstra tanta intimidade com os problemas das pessoas do local que parece nunca ter saído de lá. Postura fundada na militância, no profissionalismo e na academia e refinada com o tempo, a arte e a proposta pedagógica tão bem cunhadas nestas belas páginas. Pois elas traduzem não só o fruto do trabalho e do tempo, mas principalmente um olhar comprometido como modelo da sua lente, seja ele o ambiente ou a sociedade.”

Rodrigo Paranhos Faleiro – antropólogo.

“Seguindo sua linha de trabalho, que preza fundamentalmente divulgar a riqueza ambiental e valores culturais do povo brasileiro, Miguel von Behr procura, neste livro, chamar a atenção para uma das áreas mais conservadas do cerrado brasileiro: o Jalapão. Esperamos que este esforço em traduzir essa biodiversidade singular, possa sensibilizar outras pessoas a lutar conta a destruição desse bioma tão importante para o Brasil”

Paulo Garcia – ambientalista e artista plástico.

Quixadá Terra dos Monólitos

“Um livro vai além da beleza em si da fotografia e revela a intrínseca  relação natureza/sociedade no semi árido brasileiro”.

Osvaldo Andrade – Diretor Presidente do Instituto de Convivência com o Semi–Árido.

“Este livro, que integra a Série Ecossistemas Brasileiros, resgata e faz justiça à Caatinga. Trata-se, com devida atenção, esse patrimônio cultural de todos nós, e que é essencial para milhões de brasileiros que vivem nas regiões em que essa vegetação existe. Ajuda a conhecer, a entender e divulgar essa importância. Além da natureza, mostra a história e a cultura de um exemplo complexo da Caatinga, o município de Quixadá, no Ceará”

Petrobrás

“O trabalho de Miguel von Behr, conhecido fotógrafo e arquiteto e respeitado ambientalista, constitui-se em inestimável documento. Não é apenas registro iconográfico, mas um trabalho que visa à conscientização sobre a inadiável necessidade de defendermos uma política permanente e consciente, que busque aprimorar os mecanismos de estímulo ao progresso, mas com uma preocupação em conciliar os recursos econômicos com os humanos e ambientais”.

Caixa Econômica Federal

Cubatão, Força da Vida

“No texto do sociólogo Ícaro Cunha, apoiado na pesquisa da arquiteta Fernanda Britto e nas fotos do fotógrafo e analista ambiental do ICMBio, Miguel von Behr consegue-se descobrir a importância e a “Força da Vida” de Cubatão para a manutenção da Mata Atlântica.”

Rômulo José Fernandes Barreto Mello – presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/MMA

“As fotos do arquiteto Miguel von Behr, os textos do sociólogo e doutor em saúde pública Ícaro Cunha e a rica pesquisa da professora em gestão ambiental portuária Fernanda Britto, presentes neste livro, são um convite para lançar um novo olhar sobre Cubatão.”

Marco Paulo Penna Cabral – Diretor da Fiesp, Ciesp e Cide. Regional Cubatão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>