Apoio financeiro sem leis de incentivo à cultura

Hoje, o que ocorre em boa parte das empresas, na prática, é o seguinte: se a empresa tem imposto para pagar e encontra um bom projeto com 100% de incentivo fiscal, ela usa o incentivo e não coloca um centavo do próprio bolso.

Mas se não tem imposto para pagar, não investe então nada em cultura. Tal prática recorrente se torna absurda quando se imagina, por exemplo, que uma empresa investiria num projeto de ensino de música para crianças carentes somente para usar o incentivo fiscal. Se a empresa não tiver imposto para pagar no ano seguinte, as crianças precisarão parar o aprendizado. Isso está muito longe de ser chamado de responsabilidade social.

Antoine Kolokathis, diretor-fundador da Direção Cultura, produtora cultural de Campinas

Porque então uma empresa apoiaria um projeto sem Lei de Incentivo à Cultura, ou seja, sem incentivo fiscal?

Porque estrategicamente para ela é importante demonstrar sua responsabilidade com o ambiente e a população em que está inserida. Porque ela acredita no projeto e tem consciência no seu papel sócio-ambiental e cultural. O retorno positivo de imagem é tudo o que os patrocinadores desejam. Muitos investidores têm usado o argumento fiscal sem nenhuma visão estratégica. Os patrocínios muitas vezes ficam na mão dos departamentos financeiros, que não tem (nem tem que ter) a competência específica de posicionar uma marca ou um produto. O incentivo fiscal não pode ser um recurso que se usa só como pretexto de não se desperdiçar uma fatia de dinheiro do Imposto de Renda. Já existem muitas empresas que investem em cultura e não abrem mão de fazer o seu projeto – por menor que seja – todos os anos. Ela sabe que existe uma parcela grande da população que percebe isso e valoriza.

Quem pode propor projetos?

Pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos.

Benefícios aos patrocinadores

Oportunidade de reforçar e aumentar a visibilidade da sua marca, potencializando de forma positiva sua imagem junto ao público, pois demonstra à sociedade que é uma empresa engajada e comprometida com a valorização da natureza, história e cultura brasileira.

Forma de repasse dos recursos

Contrato.

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A lógica dos patrocínios criativos

Uma resposta a Apoio financeiro sem leis de incentivo à cultura

  1. VOCÊS APOIAM PROJETOS DE PESSOA FÍSICA?

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