Lago da Serra da Mesa

O livro apresenta a rica história, cultura e natureza dos municípios de Niquelândia, Uruaçu, Minaçu, Colinas do Sul, Campinorte e Campinaçu, no norte Goiano – banhada pelo Lago de Serra da Mesa, um dos maiores do mundo. A obra mostra a ocupação pré-histórica e a saga dos últimos seis índios ava – canoeiros. A história de Goiás está estritamente ligada às origens do município de Niquelândia – antigo julgado de Traíras – onde no século XVIII viviam mais de 20.000 escravos, a segunda maior região produtora de ouro das minas de Goiás na década de 1730.

Na parte cultural destaca-se a Romaria de Muquém, a Festa da Congada (dança de origem africana), a Carpina do Largo, a Exposição Agropecuária Estadual de Uruaçu, a Caçada à Rainha, as artesãs de areia e do capim vereda. Personagens inesquecíveis também foram lembrados como a escrava Chica Machado e pessoas que conheceram em 1925, o saudoso Chico Mineiro, tema do maior clássico da música sertaneja, e que viveu e morreu nessa região. Sobre a natureza, inserido no bioma Cerrado, ressalta-se as cavernas, a rica fauna e flora, como o exótico peixe Tucunaré, alvo predileto dos pescadores. Nesta região montanhosa do sertão Goiano, formou-se em 1996 um lago com um arquipélago de quase 300 ilhas de cerrado (pontas de morros e montanhas) uma paisagem de extrema beleza, de grande potencial turístico.

Na última parte do livro são realizadas algumas reflexões sobre a contribuição à reflexão do tema usinas hidrelétricas x proteção ambiental, ou seja, a necessidade de compatibilizar a produção de energia nas usinas hidrelétricas e proteger o meio ambiente.

2 respostas a Lago da Serra da Mesa

  1. Sinvaline disse:

    Fiquei curiosa para ler o livro, como consegui-lo? Poderiamos agendar uma visita sua para uma exposição do livro aqui na cidade de Uruaçu?
    sinvaline 6281301136

  2. Glayberth disse:

    Boa noite.
    estou tentando descobrir qual a origem do nome ” Serra da Mesa ” . se alguem poder me ajudar desde ja agradeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>