Marajó – Barreira do Mar

marajo

Capa do livro Marajó - Barreira do Mar

Na foz do rio Amazonas, Estado do Pará, Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta. Com relevo totalmente plano, sua parte oriental é formada por campos e pastagens naturais, metade do ano na água, metade do ano na seca. A outra porção ocidental, a oeste, é formada por igapós e florestas. No Marajó, o clima é sempre quente com duas estações bem definidas: uma seca (maio a novembro) chamada pelos marajoaras de verão; e, outra, de muita chuva (dezembro a abril) chamada de inverno.

Com o maior rebanho de búfalos da América, dança do carimbó e uma rica cerâmica originária da civilização marajoara de 3.500 anos, Marajó é uma das mais pitorescas, exóticas e misteriosas paisagens brasileiras. Totalmente dominado pela água, o arquipélago é entrecortado por rios, igarapés e igapós, formando um denso labirinto aquático. O ecossistema é frágil e em constante processo de erosão, tanto pelos sedimentos que descem pelo rio Amazonas e aumentam o tamanho do arquipélago para o lado oeste, como pela força do oceano que erodi a costa do Marajó voltada para o mar.

A obra destaca o apogeu e decadência da civilização marajoara. A introdução da pecuária nos campos marajoaras, no final do Século XVI e dos búfalos, no final do século XIX. A ocupação do branco na floresta marajoara pela exploração da borracha no final do século XIX. Os dezesseis municípios do arquipélago e o turismo nas fazendas marajoaras.

Quanto a cultura, aborda o artesanato, resgate da cerâmica marajoara – símbolo cultural, lendas marajoaras, festas religiosas, festivais de camarão e açaí, dança do carimbó. A luta marajoara e as competições esportivas exclusivas do Marajó. A culinária. O maior rebanho de búfalos da América. O cavalo marajoara. O vaqueiro. Pescadores e aparelhos de pesca.

Descreve as principais iniciativas de conservação dos ecossistemas marajoaras: Reserva Extrativista Marinha de Soure, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Itatupã-Baquiá, Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, Reserva Extrativista Mapuá, Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba, Área de Proteção Ambiental do Arquipélago do Marajó, Reserva Ecológica Municipal da Mata do Bacurizal e Lago do Caraparu, além do POEMA-Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, Projeto Gurupá. Fase-Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional e o Projeto Tamar – Afuá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>