GUARAKESSABA PARANÁ PASSADO PRESENTE FUTURO

Entremeados com fotos das paisagens e da cultura Guaraqueçabana, o livro apresenta os primeiros vestígios da ocupação humana por meio dos sambaquis; os índios carijós; a chegada dos portugueses e a primeira colônia de suíços do sul do Brasil, a Colônia do Superagui. Mostra também personagens ilustres que passaram pela região como os viajantes alemães Hans Staden e Julius Platzman. Conta como foi fundada.

Guaraqueçaba, seus anos dourados e a sua decadência. A cidade já teve um porto que concorria com o de Paranaguá, hoje um dos maiores do Brasil. Ênfase para o Canal do Varadouro, aberto em meados da década de 1950, a abertura da estrada PR-404; pequenas grandes batalhas que contribuíram para preservar Guaraqueçaba e histórias que também não deram certo. 

Quanto a natureza, foi dado ênfase para as serras e planícies, baías e ilhas, floresta atlântica, manguezais, restingas, fauna. No aspecto cultural e econômico, destaque para os diversos tipos de pesca, como a pesca do camarão utilizando o gerival ou tarrafinha, pesca do cerco, a exploração de ostras, mariscos, siris e caranguejos. São também mostradas alguns tipos de pesca que não são mais praticados como a pesca com rede de cabo; a exploração do palmito, a banana, a produção da farinha de mandioca, a pequena lavoura, criação de búfalo e o turismo; os diversos tipos de plantas utilizados na medicina caseira, artesanato e a arte popular de cantores e poetas.