Mais conhecido como “Serra” da Bodoquena, é uma das paisagens mais impressionantes do Brasil, no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul adentrando nos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena. É a maior e mais rica área de floresta do Mato Grosso do Sul. Situa-se no contraforte do Pantanal, confluência dos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Chaco, situação singular no Brasil.
Sobre a história do Planalto da Bodoquena, a obra trata, dentre outros atraentes fatos, algumas exterioridades da injusta guerra do Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, com um pouco mais de detalhes sobre o célebre episódio da Retirada da Laguna dos brasileiros do Paraguai. Também são destaque, acontecimentos históricos da chegada e desenvolvimento da atividade turística em Bonito que já recebeu dezessete vezes, o prêmio de melhor destino de Ecoturismo do Brasil.
Entremeados por imagens de atrativos turísticos de Bonito, Bodoquena e Jardim, a natureza do Planalto da Bodoquena, regido pelas águas, é mostrada por meio das suas magníficas cavernas como a Gruta do Lago Azul a mais visitada, o calcário, razão de tanta beleza. A rica fauna e flora também são apontadas. Finalmente, serão tratadas informações sobre o admirável Parque Nacional da Serra da Bodoquena, muito bem gerenciado pelo ICMBio — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, contribuindo para assegurar uma nova forma de desenvolvimento turístico para a região.
Por fim, a ideia de valorizar mais o turismo cultural que deve estar associado ao ecoturismo, já consagrado no Planalto da Bodoquena.
Localizada no oeste do Mato Grosso do Sul e permeados com fotos da natureza, manifestações culturais e atrativos turísticos, o livro apresenta os animais pré- históricos, a cultura dos índios Cadiuéu, um dos poucos índios cavaleiros da América do Sul, a história da fundação das cidades da região – Bonito, Bodoquena, Jardim e Guia Lopes da Laguna – passando pela Guerra do Paraguai (episódio da Retirada da Laguna), até aspectos recentes ligados à história da chegada do turismo na região, como o primeiro Curso de Formação de Guias de Turismo e o personagem Sérgio da Gruta, o primeiro guia.
São destaques na parte cultural, dentre outros assuntos, a tradição do chá mate tererê; os laçadores dos Clubes do Laço; o poeta de Jardim; os mitos: “Senhorzinho” e Selvino Jacques o último dos bandoleiros, uma espécie de Lampião do sul do Brasil; O Zé da verdade. A natureza da Serra da Bodoquena é mostrada por meio da sua geologia, as cavernas, como a Gruta do Lago Azul, a fauna, a flora, revelando o calcário que torna as águas sempre verdes e azuladas, mesmo em época de chuva, e as cachoeiras que aumentam de tamanho.
Finalmente, apresenta o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em processo de implantação, com 76,4 mil hectares, assegurando uma nova forma de desenvolvimento turístico para a região.