Costa do Corais

O livro fala sobre os povos pré-históricos que povoaram a região: os sambaquieiros. Aborda ainda a ocupação humana da costa dos corais, em especial como foi a chegada do branco na terra dos índios caetés, como e porque a região foi invadida pelos holandeses, o polêmico Calabar (herói ou traidor?) e a expulsão dos holandeses. 

Mostra a história e as principais manifestações culturais da população de cada um dos treze municípios de Alagoas e Pernambuco, incluindo os diversos tipos de pesca, a culinária, o artesanato, os folguedos que é uma mistura de brincadeira, festa e dança, acompanhada de panda de pífanos e a utilização da jangada pelos pescadores artesanais.

A obra apresenta as praias, os recifes de corais, sua fauna e a importância de preservamos esse ecossistema para a proteção da costa, para o turismo, para o lazer e para a economia da região, por meio da exploração de recursos pesqueiros. 

O livro é finalizado com uma descrição das iniciativas de proteção dos corais e sua fauna como a criação e implantação da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais e o Projeto Peixe Boi-Marinho.