Novo livro sobre o Jalapão amplia informação sobre ecossistema ameaçado no Tocantins

Um novo livro sobre a região ecoturística do Jalapão, no sudoeste do estado do Tocantins, será lançado dia 11 de maio em Brasília pelo ambientalista Miguel Von Behr. Editado pela Somos, o livro Jalapão, Sertão das Águas é o terceiro volume da série Ecossistemas Brasileiros, História-Cultura-Natureza, mostrando uma nova visão da região até recentemente considerada um “deserto” no coração do Brasil. “Nada mais errado, é um raro ecossistema, frágil e que merece nossa atenção”, diz o autor, também funcionário do Ibama que tem estado à frente das expedições ao Jalapão há cerca de dois anos e meio.

Obra única, primeiro registro fotográfico englobando aspectos históricos, culturais e naturais do Jalapão, o livro será lançado em Brasília (DF) dia 11 de maio, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul). Apresentando um panorama geral sobre o patrimônio cultural e natural da região, em uma época em que a discussão a respeito do ecoturismo e das áreas naturais protegidas tem uma importância cada vez maior na sociedade, como uma das bases mais sólidas para o desenvolvimento sustentável, de acordo com Andreia Salles, da editora.

O autor é graduado em arquitetura pela Universidade de Brasília, fotógrafo e ambientalista, fez mais de uma dezena de viagens – algumas a trabalho, pelo Ibama, e a maioria por conta própria -, além de dois anos de pesquisas sobre a história, cultura e natureza do Jalapão, tudo viabilizado através do patrocínio que recebeu da Petrobrás, e do apoio do Ibama e do Ministério da Cultura. Para revelar a “alma” dessa região escondida no canto direito do Tocantins, Von Behr trabalhou a fotografia como uma reflexão do ser humano sobre si mesmo, sua relação com seu semelhante e com o meio ambiente. “O livro visa sensibilizar a sociedade com relação a necessidade de se preservar o patrimônio ambiental que o Jalapão representa”, diz Salles.

É uma obra que enfoca a viabilidade do desenvolvimento sustentável caminhar junto com a preservação do meio ambiente. A obra também espera contribuir para produzir conhecimento e fortalecer uma política institucional e de comunicação social, além de criar uma referência literária com registro fotográfico sobre a região.

A publicação poderá, ainda, subsidiar ações a serem desenvolvidas na área de educação ambiental e de pesquisa de professores, estudantes e outros interessados no estudo dos ecossistemas brasileiros.

Fonte: Viaecológica-Brasília-DF

Esta entrada foi publicada em Clipping e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>