A hora e a vez da Costa dos Corais

Costa dos Corais

lançamento do livro Costa dos Corais

O novo livro de Miguel von Behr será lançado dia  08 de dezembro em Brasília. Costa dos Corais revelará, ‘ao vivo e em cores’, toda a magia da história, cultura e natureza dessa surpreendente região nordestina.

Costa dos Corais

lançamento do livro Costa dos Corais

São José dos Campos, 22 de novembro de 2010 — O arquiteto, fotógrafo e escritor Miguel von Behr lançará, às 20 horas de 8 de dezembro próximo, no restaurante Carpe Diem, na 104 Sul, em Brasília, seu mais novo livro — Costa dos Corais — terceiro volume do selo editorial Série Ecossistemas Brasileiros.

O primeiro foi Jalapão – Sertão das Águas, representando o bioma Cerrado e o segundo, Quixadá – Terra dos Monólitos, Ceará, mostrando a riqueza da Caatinga. Como das vezes anteriores, este volume da Zona Costeira e Marinha, será mais uma obra da Somos Editora, de São José dos Campos, São Paulo, especializada na divulgação, defesa do meio ambiente e da valorização da cultura brasileira. Os próximos volumes, prontos para serem publicados e à procura de parceiros serão Pampa Gaúcho e Marajó – Barreira do Mar, este último representando o bioma Amazônia.

Também conhecida como Costa dos Arrecifes de Corais ou Costa Dourada, a Costa dos Corais é um polo turístico localizado no Nordeste, entre Maceió e Recife, mais especificamente entre Porto de Galinhas, em Pernambuco e Paripueira, em Alagoas.

Segundo o autor, Miguel von Behr,

“os corais brasileiros são verdadeiros oásis marinhos, únicos em todo o Atlântico Sul, mas ameaçados de extinção devido à elevação da temperatura das águas, provocada pelo aquecimento global.”

Esses privilegiados, mas delicados e intrigantes ecossistemas atuam na proteção da orla marítima, contribuindo para o incremento da economia local, do turismo e da pesca de subsistência das populações tradicionais que dependem direta ou indiretamente desses verdadeiros ‘jardins marinhos tropicais’ para sobreviver. Os corais desempenham importante papel desenvolvimento e reprodução de diversas espécies de peixes.

A obra, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Infraero, Secretaria de Patrimônio da União – SPU, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodivesidade – ICMBio, Ibama e Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Roauanet, terá 264 páginas e 210 fotografias multicoloridas, além de mapas e reprodução de documentos históricos.

O autor destaca a história da ocupação humana na região — tendo Calabar como o mais polêmico personagem da invasão holandesa: primeiro herói ou traidor brasileiro? Além, claro, da exuberância da fauna e flora da região em foco, da rica cultura local, como o Folguedo das Caboclinhas, de Barra do Camaragibe, a saborosa cozinha, criada pelos índios e temperada pelos portugueses, também Jangadas e Jangadeiros, estes, os últimos heróis do mar.

Como contribuição ao esforço do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e outros organismos voltados à preservação e proteção da região, o livro descreve as iniciativas de conservação de ecossistemas, como a Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha brasileira, os projetos Orla, Peixe-boi marinho e Cavalo Marinho.

Um livro para estudo e consulta e para quem deseja conhecer melhor a Costa dos Corais e se preocupa com seu futuro sustentável.

Contatos:

Miguel von Behr – (61) 9283-4160 / miguelvonbehr@gmail.com

Somos Editora – (12) 3322-9113 / somos.editora@terra.com.br

Esta entrada foi publicada em Lançamentos e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

7 respostas a A hora e a vez da Costa dos Corais

  1. Vereador Fernando Petiti disse:

    Recebi como presente da Somos Editora, o terceiro livro de sua autoria ” Costa dos Corais”, e fiquei impressionada com a qualidade das fotos e do texto. Como os livros anteriores, a responsabilidade e o respeito ao meio ambiente são contagiante. Continue firme em seus propositos , meus parabens. Petiti

  2. Parabéns Miguel! Gostei muito do site, é bastante interessante. As fotos são belíssimas, acredito que o livro também seja. Muito sucesso pra Vc.

  3. jocenilton soares santos disse:

    chegou a hora e a vez dos corais, aliás, desde os magníficos trabalhos dos cousteaus,
    de conscientização e preservação desse bioma, os corais e tudo que se refere a vida marinha sempre esteve de agunha forma em foco, seja através de períodicos estudos científicos, cinema, arte em geral, seja na pauta das grandes nações. o fato é que, esse grande lançamento, oprtunamente, nos expõe o quão é belo e sensível esse ecossitema que paulatinamente tem dia e hora marcada para desaparecer!! admiradores da natureza apressem-se.

  4. Max disse:

    Olá.
    Meu nome é Max sou estudante de Biologia da UCPel em Pelotas, RS.
    Gostaria de parabeniza-lo pelo lindo e valoroso trabalho, que além de encantar, chamar a tenção para preservação destes paraisos e bem como da natureza em geral, mostra tb que a concientização para uma boa relação com o meio ambiente pode ser uma luta de todos e não só de quem trabalha diretamante com a natureza, tu como fotógrafo estas dando um belo exemplo, alem do que as atidudes sustentáveis beneficiam a todos iclusive finenceiramente.
    Parbéns.

  5. Gostei muito do site Miguel. Desejo muito sucesso ! Lindas foto como sempre !
    Felicidades no lançamento do novo livro !
    Abraços aqui do Pará !

  6. André Kano disse:

    Parabéns Miguel! Gostaria de ver o livro o quanto antes. Estará à venda nas livrarias? Grande abraço.

  7. amaury disse:

    Não deixa de ser, mais uma vez, uma obra preciosa desse pensador a pinçar esse Brasis e,nesse caso desse livro,uma pérola num campo de corais,onde as cores são realçadas pelo olhar experiente de um ,também, grande fotógrafo.
    Está valendo;sucesso em seu lançamento.
    Parabens!
    do Amaury

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>